Quando se constitui um projeto de urbanização (loteamento), algumas etapas devem ser cumpridas para que o local seja seguro e regularizado. Entre elas estão a escolha do terreno, projeto, trâmites legais, construção e entrega. Cada uma dessas fases possui um processo específico que deve ser realizado para o sucesso do empreendimento.
Durante a construção, são feitos alguns procedimentos que tem o objetivo de tornar o local perfeito para morar, perfeito para ter um lar. Você sabe o que cada um significa? Listamos aqui algumas etapas para explicar como funciona a infraestrutura de um loteamento. Confira:
Terraplenagem
Esta é a etapa de
preparação do terreno para receber a construção. A palavra vem do fato de tornar o terreno “pleno” para receber o material. Terraplenar consiste na movimentação do solo para deixar o local de acordo com o projeto, incluindo operações de desmonte e transporte de terras.
O
Grupo Lumis está criando novos espaços de vida, entregando todos os lotes aterrados, para garantir a segurança e qualidade do empreendimento. Aterrar é depositar certo material, geralmente terra, para aumentar a base do terreno e atingir um determinado nível. Não deixamos o lote abaixo do nível da rua, para não ocorrerem inundações e infiltrações. É importante também investir em um aterro de qualidade, com bons materiais e uma boa compactação, para evitar problemas no futuro.
Drenagem pluvial
A finalidade é captar a água da chuva (água limpa) e encaminhar de maneira eficaz para que possa ser reaproveitada ou recuperada. Esse sistema não é visível para as pessoas, mas é extremamente importante para a
qualidade e segurança da construção. Os problemas causados pelo excesso no nível de circulação de água, como poças e enchentes, são minimizados com este sistema.
Rede de água
A construção da rede de distribuição de água tratada ou potável tem o objetivo de interligar o loteamento à adutora da cidade (estrutura que faz parte do sistema de abastecimento de água), fazendo o transporte entre o local de tratamento e as unidades. Essa etapa é a que garante o
recebimento de água de qualidade em todos os pontos de moradias (lotes) do empreendimento.
Rede coletora de esgoto
A sua função é coletar e transportar os resíduos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sendo essa uma etapa importante para a saúde pública e para a preservação do meio ambiente. A rede coletora de esgoto não deve receber as águas limpas, como as de chuva, para não sobrecarregar o sistema e não torná-las inutilizáveis.
Pavimentação
A pavimentação é o revestimento do solo, que tem a função de levar
segurança e conforto ao rodar. Quanto melhor for feito este processo, menos transtornos serão gerados à população que circula pelo local. Uma boa pavimentação, feita com bons materiais, traz mais qualidade de vida para as pessoas.
É composta por quatro camadas principais: regularização do subleito, reforço, base e revestimento. No caso dos empreendimentos do Grupo Lumis, por exemplo, a regularização do subleito (camada abaixo do leito) trabalha com a terra, por meio da execução de camadas de terraplenagem. O reforço do subleito é feito com rochas, no nosso caso, macadame seco. A camada de base é composta por britas graduadas e o revestimento pode ser asfalto, paver ou lajota.
Rede elétrica
A rede de distribuição de energia elétrica nos nossos loteamentos é feita de forma aérea. Ou seja, é aquela parte visível, com cabos extensos e ramificados, que fazem a conexão do empreendimento com a distribuidora de energia da cidade. É responsável por levar
eletricidade a todas as residências e pontos públicos. Além disso, a iluminação pública das vias de circulação aumentam a segurança e conforto ao morador.
O posicionamento dos postes é de extrema relevância para a acessibilidade e infraestrutura do loteamento. É importante que nenhum seja colocado em local inadequado, atrapalhando a caminhada de pedestres.
Acompanhe as obras dos nossos loteamentos
Nos sites das empresas do Grupo Lumis,
Costa Sul Urbanismo e
Lumis Construtora e Urbanismo, são inseridos frequentemente novos dados sobre o andamento das obras dos loteamentos. Além dos números, estão disponíveis também fotos dos empreendimentos. Acompanhe!