Em um mundo conectado e com possibilidades surgindo a cada minuto, empreender no ambiente digital se tornou um sonho cada vez mais possível. Mas será que é assim fácil e qualquer um pode beber da fonte do empreendedorismo digital? Separamos 8 dicas para você saber os desafios e os cuidados necessários para não transformar esse sonho em pesadelo.
1 - Você é seu maior incentivador
Passamos por um momento de crise econômica no país, é natural que o pessimismo tome conta de algumas pessoas. Não deixe que isso abale seu ímpeto empreendedor, explicando que são em momentos difíceis que surgem grandes oportunidades. Esclareça que você tem planos e está preparado para o atual cenário, que não está entrando para perder.
2 - Aprenda (e se acostume) a correr riscos
Com conhecimento, inteligência e um pouco de sorte você percebe que correr riscos é indispensável no sucesso do empreendedorismo digital. E com a experiência, erros e acertos, sua intuição vai ficando cada vez mais afiada, aprenda a confiar mais nela. Com essas características o risco é minimizado, já que você tem números e padrões nas mãos, imaginando os próximos passos que o mercado pode dar. Lembre-se: mesmo que você erre, o que vale é o resultado final. O erros são oportunidades de aprendizado, e com eles fica mais fácil construir o sucesso.
3 - Saiba fazer a gestão do seu tempo
Não é porque você tem a liberdade que o home-office te dá ou a flexibilidade de horários que seu tempo é livre. Se organize, tenho uma rotina de ações, mesmo que sem horários definidos. Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e sem distrações, assim o foco será mais fácil de ser mantido. Colocar metas e estipular tempo por tarefas pode te ajudar a fazer uma gestão de tempo mais eficaz.
4 - Não existe fórmula mágica, fique atento a fraudes!
Quando você começa a se interessar por empreendedorismo digital, o que não faltam são promessas de dinheiro fácil, rápido e sem muito trabalho. Assim como no offline, não existe milagres no campo profissional, você precisa de dedicação, esforço e muito aprendizado. Infelizmente muita gente ainda cai em golpes de pirâmides e Marketing Multi Nível. A internet ajudou muito na disseminação dessas fraudes e cabe a nós mudarmos esse cenário. Invista seu dinheiro em cursos e negócios sólidos, que não prometem demais e mostram resultados de menos.
5 - Empreender vai te exigir mais trabalho e MUITO mais estudo
Antes de abandonar sua vida atual e se jogar no mundo do empreendedorismo digital, vale fazer um pouco de esforço e viver a vida dupla. Mantenha-se no atual trabalho por um tempo mínimo, garantindo a parte financeira e te dando segurança para continuar no seu projeto pessoal Estudo constante não é exclusividade de empreendedores, mas para quem depende diretamente de sua performance, é ainda mais importante se manter atualizado e conhecer as bases teóricas do seu negócio. Participe de cursos, feiras e invista no já famoso networking. Com ele você poderá conseguir parceiros, investidores e clientes, relacionamento em um mercado tão dinâmico é essencial.
6 - Você vai aprender a dar ainda mais valor para seu dinheiro
Empreender em um país com a pesada carga tributária como o Brasil é um desafio. Por isso planejamento será a palavra chave do seu negócio, onde cada centavo perdido vai doer diretamente em seu bolso. Tenha em mente quanto tempo você precisa para começar a ter retorno, ou onde sua empresa estará em 1, 3 e 5 anos.
7 - Escalabilidade, tenha sempre essa palavra em mente
Saiba como e até onde quer chegar. Seu público-alvo tem tamanho limitado e não pode ser aumentado com facilidade? Ele não respeita então o principio da escalabilidade, que determina o quanto seu negócio pode crescer e as diferentes formas de chegar a outro patamar. Exemplo: em uma cidade de 10 mil habitantes, você focou no público jovem, de 15 a 20 anos, representando 2 mil habitantes. Como você fará para crescer mais, se o seu público chegou ao limite? Para isso, será necessário escalar, abrindo, por exemplo, franquias em outras cidades, ou abrindo uma loja virtual.
8 - Pratique o desapego
Imagine se os criadores do Youtube, que até então só dava gasto, não quisessem vender pelos bilhões de dólares que foram vendidos? Fazer as contas e ver o quanto de esforço para receber determinada quantia ao longo dos anos em relação a uma ótima proposta de aquisição. Lógico que a maioria dos empreendedores digitais não pensa em um curto prazo abri mão do seu negócio, mas é sempre importante ter em mente uma quantia ou uma proposta que por ventura você aceitaria.
Gostou das nossas dicas de Empreendedorismo Digital? Não tenha medo de seguir seus sonhos, agindo com responsabilidade, inteligencia e planejamento, uma ótima ideia pode virar um super negócio. Confie mais em você!