Cores neutras são consideradas atemporais e combinam com qualquer ambiente. Branco, bege, cinza e suas variações iluminam o espaço, além de trazerem a sensação de tranquilidade e amplitude. Os projetos com predominância desses tons exigem uma maior atenção aos detalhes para não se tornarem monótonos. Para que isso não aconteça é importante haver pontos de destaque na decoração, como almofadas, tapetes, quadros e outros objetos.
As arquitetas Luisa Grillo e Patricia Bossle, responsáveis pelos projetos dos apartamentos decorados do Lanai Residence Club e La Palma Residence, trazem hoje dicas valiosas para a transformação de ambientes com cores neutras. Inspire-se neste estilo para decorar ou redecorar as salas de jantar e estar.
Defina suas prioridades
Antes de iniciar uma reforma, ou até mesmo de decidir a decoração de um novo apartamento, é importante ter objetivos claros que se encaixem nas necessidades da casa e dos moradores.
Para os empreendimentos Lanai Residence Club e La Palma Residence as premissas eram integrar ambientes, facilitar a circulação, ampliar espaços e dar personalidade aos cômodos. Com isso em mente, os projetos se tornaram práticos e cheios de originalidade.
Invista nos detalhes
A utilização de cores neutras em projetos requer um olhar atento aos detalhes, já que a decoração tem como objetivo valorizar os ambientes. Para Patrícia Bossle, cada apartamento exige um olhar distinto sobre diferentes materiais e detalhes, possibilitando poder brincar com texturas e contrastar cores e estilos. Isso pode transparecer em tapetes, almofadas, quadros, objetos de decoração e até mesmo em cadeiras e poltronas.
Crie ambientes atemporais
Para aqueles que desejam espaços atemporais, o segredo é utilizar cores neutras em itens que são fixos e duráveis, afirma Luisa Grillo. Ou seja, as paredes, móveis sob medida, mesas e sofás devem estar presentes em cores e materiais que não chamem tanto a atenção e que não representem um estilo específico. Já objetos menores, que podem ser trocados com maior facilidade, pode-se ousar em cores e texturas.
Lanai Residence Club por Luisa Grillo
O projeto criado pela arquiteta Luisa Grillo para o apartamento decorado do Lanai Residence Club de dois dormitórios, possui paredes em um tom cinza quente, que contrastam com o tecido off-white do sofá e as almofadas coloridas. Já no apartamento de três dormitórios, para se tornar um pouco mais sóbrio e jovem, foram utilizados tecidos em tons jeans e móveis em madeira mais escura. “Esse jogo de diferentes texturas e contrastes é o que dá graça ao projeto” afirma a arquiteta.
La Palma Residence por Patricia Bossle
Para os decorados do empreendimento La Palma, em Governador Celso Ramos, a arquiteta Patrícia Bossle priorizou a integração e circulação dos espaços. Por se tratar de um apartamento na praia, a arquiteta delineou um projeto que tornasse os ambientes amplos e aconchegantes, para receber amigos e familiares. A dica é utilizar espelhos para adquirir sensação de profundidade e amplitude. Estampas geométricas e orgânicas trazem personalidade e foram muito utilizadas nos projetos. Tons de cinza além de neutralizarem o ambiente, tornam a decoração sofisticada e moderna.
Invista em cores neutras para paredes e móveis fixos. Já nos detalhes, ouse com cores e texturas contrastantes.
(Decorado Lanai Residence Club)
Papel de parede com textura orgânica traz originalidade ao projeto.
(Decorado La Palma Residence)
Invista em cores neutras para paredes e móveis fixos. Já nos detalhes, ouse com cores e texturas contrastantes.
(Decorado Lanai Residence Club)
Papel de parede com textura orgânica traz originalidade ao projeto.
(Decorado La Palma Residence)
Voltar para a listagem