Contrato de financiamento assinado! E agora? - Lumis Construtora




Assinar, finalmente, o contrato de financiamento da sua casa própria é um dos momentos mais importantes da vida. Conquistar um patrimônio que vai oferecer segurança para toda a sua família é algo esperado pela maioria das pessoas. Embora seja um episódio de realização, também pode gerar muitas dúvidas. Afinal, o que fazer depois de assinar os documentos? Se está pensando em financiar uma casa e não sabe como funcionam todas as etapas, este post é para você. Vamos explicar tudo o que você precisa conhecer para não passar apuros em um momento tão feliz. Ficou interessado? Então, confira o artigo e prepare-se para este momento!

Pagamento no ato da assinatura

No ato da assinatura do contrato de financiamento, o comprador deverá arcar com alguns custos. É preciso que sejam pagas as despesas da operação, que são as taxas bancárias obrigatórias, e o valor do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis). Esse valor depende do preço do imóvel e tem índice variável no país, já que cada prefeitura estabelece a própria porcentagem. Em São Paulo, por exemplo, o ITBI equivale a 3% do valor do imóvel. Para ter uma ideia, um imóvel no valor de R$ 200 mil exige uma taxa de R$ 6 mil. Por isso, é importante você se preparar para esses gastos.

Registro no cartório

Tudo certo com as taxas e com o ITBI? Ótimo! Agora é hora de você registrar a compra e venda do imóvel. Para isso, você deverá ir a um cartório de Ofícios de Registros de Imóveis. A unidade específica depende da região onde está localizada sua nova casa. Você deverá pagar as despesas de registro diretamente no cartório. É importante lembrar: pessoas que estão adquirindo seu primeiro imóvel têm desconto previsto em lei, se ele for para fins residenciais e se formalizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esse registro não é imediato. Em geral, são necessários 30 dias para sua conclusão. Uma dica é dar entrada o quanto antes, assim você pode negociar os prazos com o vendedor.

Liberação do imóvel

Muitas vezes, na correria e na euforia para fazer tudo dar certo, não nos atentamos a alguns detalhes. Um deles diz respeito à liberação do imóvel financiado. Respire fundo antes de marcar o caminhão da mudança. Em caso de contrato de compra e venda, é preciso esperar 30 dias para ter o imóvel em suas mãos. Seu dinheiro será liberado para o vendedor quando você entregar uma cópia do contrato, devidamente registrado no banco. Também deverá apresentar comprovante de pagamento do ITBI. Agora que o vendedor recebeu o dinheiro, é hora de pegar suas chaves, preparar sua mudança e comemorar muito. Não se esqueça de que foram anos de economia e muito esforço, por isso, celebre à vontade! Você se sente mais seguro para, finalmente, concluir a assinatura do contrato de financiamento? Quer saber mais a respeito desse e de outros assuntos do mercado imobiliário? Então, não deixe de assinar nossa newsletter. Você vai receber todos os nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!
Voltar para a listagem


X
X

Indique um amigo

Não perca a oportunidade de fazer uma boa ação! Indique um amigo para nós e ajude-os a descobrir os nossos excelentes serviços.

mais informações

Indique um amigo para conhecer nossos empreendimentos. Se ele se tornar cliente, você ganha prêmios e vantagens exclusivas. Confira o AQUI

Dados do amigo

Seus dados