Marcante na cultura portuguesa, os azulejos eram muito utilizados pelos portugueses ao formar grandes painéis com cenas das mais diversas ocasiões, passagens bíblicas, episódios de guerra, seres mitológicos ou somente a fim de decorar a fachada dos edifícios. Paredes inteiras eram revestidas por esse artefato onde a cor azul era predominante. As igrejas, conventos, palácios e até jardins eram alvos dessa decoração.
Com tamanha visibilidade, os azulejos passaram a ter mais espaços nas construções e arquitetura. Dessa forma, as possibilidades de uso decorativo aumentaram, fazendo com que a demanda de novas formas, cores e produtos fossem criadas.
Falar de decoração não é abordar somente os tipos de móveis para cada ambiente, o melhor tamanho para mesas de jantar e centro, o sofá ideal, luminárias, objetos decorativos, entre outros, é preciso pensar nos detalhes que farão a diferença para um ambiente se tornar chamativo, aconchegante e bonito.
Um dos protagonistas nesse quesito são os azulejos e revestimentos. Com diversas formas, cores, desenhos e texturas os azulejos adicionam personalidade em um cômodo. Se antes eles eram muito utilizados somente em banheiros e cozinha, hoje em dia eles dominam a sala, quarto, lavanderia, varandas, áreas externas, bancadas e em projetos mais ousados começam na parede e terminam no chão formando tapetes para a mesa na sala de jantar.
Os materiais para revestimentos são diversos, sendo os mais comuns as pastilhas, cerâmicas, ladrilhos hidráulicos e aqueles que formam mosaicos e outros com desenhos diversos. Cada um combinado com outros elementos transmite uma personalidade e contribui para a decoração se destacar e dar mais vida ao ambiente
É possível escolher os tipos e cores de revestimento que se adequa em cada lugar. Confira as dicas do que colocar em cada cômodo da casa ou apartamento:
LADRILHO HIDRÁULICO
Pode formar mosaicos com cores e formas variadas, estampas diferentes, formas geométricas, o ladrilho hidráulico se tornou uma das principais opções de revestimentos para cozinha, banheiro e até mesmo no chão para demarcar áreas ou em um ambiente inteiro.
PORCELANATO
Deixando de ser uma peça exclusiva para o chão, o porcelanato ganhou novas texturas e formas. É comum encontrar peças que imitam mármore, madeira, pedras entre outros. Pode ser utilizado nas paredes do quarto, sala e até banheiros. Dependendo apenas da decoração de cada ambiente.
PASTILHAS
Quadradas, em formato de concha, hexágonos, retangulares, coloridas as pastilhas encantam com a diversidade na hora de decorar a cozinha ou o banheiro. São diversas composições para dar vida ao ambiente.
AMADEIRADO
Na decoração os revestimentos que imitam a madeira ganham espaços nas salas, sacadas e áreas externas. É uma textura que chama atenção ao deixar o ambiente mais rústico.
CIMENTO QUEIMADO
Em ambientes modernos e com muita personalidade, o revestimento que imita cimento queimado é uma solução descolada e com baixo custo benefício. Paredes de escritório, sala, lavabo e quarto são ambientes perfeitos para essa aplicação.
Voltar para a listagem