Independente do tamanho do condomínio, a presença de um síndico é essencial para a sua administração. Além do gerenciamento de gastos e as devidas manutenções, é ele o responsável por solucionar os imprevistos relacionados ao imóvel. Mesmo que frequentemente esse cargo seja ocupado por um morador, a contratação de um síndico profissional pode trazer benefícios em diversas situações.
Além da experiência, um dos principais motivos para a procura desse serviço é a falta de moradores que se candidatam para o cargo. Como a função requer dedicação, o receio pela quantidade de atribuições faz com que muitos dispensem a vaga. Com um síndico profissional, não só a disponibilidade de tempo aumenta como também a imparcialidade nas decisões. Em mediações de conflitos internos, por exemplo, esse ponto é de extrema importância, já que a relação profissional com os moradores e funcionários prevalece.
Confira 3 motivos para contratar um síndico profissional:
Voltar para a listagem
- Imparcialidade. A posição do síndico profissional é recente no mercado de trabalho e vem trazendo mais tranquilidade aos condôminos. Especialmente em relação à interferência da opinião pessoal nas decisões quando o síndico é também um morador. Com um profissional externo, a imparcialidade pode resultar em escolhas mais vantajosas para o bem estar de todos.
- Conhecimentos específicos. Na hora de contratar esse profissional, é fundamental optar por alguém que possua as habilidades necessárias para um bom desempenho. Um síndico deve ter um domínio básico de administração, contabilidade, conhecimento sobre a legislação, instinto de liderança, e, principalmente, uma boa comunicação. Esses traços geralmente diferenciam um profissional capacitado de um morador, pois a falta desse conhecimento pode trazer problemas recorrentes para o condomínio.
- Economia. Quanto maior o número de moradias, mais vantajosa pode ser essa possibilidade. Ao invés de colocar o cargo sob responsabilidade de um grupo de moradores, por exemplo, o pagamento rateado de uma pessoa capacitada pode ter um custo igual ou inferior. Como esses profissionais atuam em diversos condomínios, a remuneração é baseada nas horas que eles dispõem para cada local. Desta forma, o valor do pagamento pode variar de acordo com o tempo gasto nessa administração, que também pode acontecer fora do condomínio. Além disso, os síndicos profissionais possuem conhecimentos específicos sobre administração de condomínios, o que poupa tempo de moradores que atuam em outras áreas, em questões judiciais e trabalhistas relacionadas ao local. Com a disponibilidade para administrar e o conhecimento específico na área, muitas demandas são concluídas em tempo reduzido.

