Você já ouviu falar em domótica? Este conceito surge da integração entre mecanismos automáticos e ambientes. O termo deriva da junção de duas palavras, “Domus” do latim que significa casa, e “Robótica” que é o controle automatizado. Quando aplicada a residências, a domótica permite a otimização da rotina dos moradores, facilitando e simplificando atividades e também proporcionando conforto através da integração das funções, ou seja, acontece uma automação residencial.
Conheça as 4 ideias inovadoras que seguem o conceito de domótica.
A geladeira inteligente
A LG lançou uma geladeira da linha Smart Thing que consegue controlar a quantidade de comida que ela ainda tem. O objeto é capaz de enviar fotos por e-mail, ou mensagens de texto, informando os produtos que começarão a faltar. O eletrodoméstico consegue ser ainda mais surpreendente, quando prepara uma lista de compras e indica receitas que podem ser feitas com ingredientes que você tem em casa.
Lençol faz tudo
Engana-se quem pensa que a Luna é uma simples capa de colchão. Ela foi criada para zelar pelo sono do usuário. Contando com diversos sensores que monitoram os batimentos cardíacos, a respiração e a temperatura, enviando relatórios por e-mail. Além disso, ela serve também como despertador, encontrando o momento em que seu sono é mais leve e facilitando o despertar. Depois de todas funcionalidades, ela interage com outros equipamentos conectados via wi-fi podendo fechar a porta enquanto você dorme ou até mesmo preparar seu café ao acordar.
Coruja sempre alerta
Ulo é um boneco de coruja para quem vê de longe, mas por dentro, ela é uma espécie de guarda da sua casa. Ele monitora os movimentos, envia fotos e relatórios para o seu smartphone e armazena fotos e vídeos em full HD em serviços como Dropbox ou e-mail. Quando conectada através de um aplicativo, você pode visualizar a sua casa ao vivo.
Paredes sem interruptores
O Bluelux é um projeto criado pelos mineiros Tiago Loireiro, Wellington Soares Junior e Vinícius Loureiro que traz o conceito de controlar a iluminação sem depender de interruptores nas paredes. Ou seja, é acoplado um dispositivo ao redor da lâmpada, e a partir de um aplicativo você pode ligá-las ou desligá-las e até mesmo controlar a intensidade.
Quem não gostaria de ter as tarefas diárias facilitadas por tecnologias como essas? Todas elas se encaixam no conceito de domótica, aumentando o conforto e otimização das atividades dentro de casa.
Voltar para a listagem