Os efeitos da música no cérebro - Lumis Construtora




Quando estamos felizes, a música tem o poder de intensificar a sensação de bem-estar. Quando tristes, ela pode nos fazer mergulhar ainda mais na melancolia ou transformar a tristeza em otimismo em poucos segundos. Todas as culturas existentes no mundo fazem música desde seus primórdios e hoje ela está presente não só em nosso dia a dia, mas também nos maiores rituais da sociedade, como casamentos, formaturas e afins. Mas o que a ciência diz sobre os efeitos da música no cérebro?
O processo musical possui três etapas - a percepção musical, o reconhecimento e a emoção. A música está presente há tanto tempo na história dos povos e do universo que inúmeros pesquisadores deduzem que o cérebro é equipado com um tipo de ‘sala de música’, um pedaço cortical especialmente dedicado para detectar os sinais de uma canção. Josef Rauschecker, diretor do Laboratório de Cognição e Neurociência Integradora da Universidade Georgetown, acredita que a sensibilidade à musica pode ser mais importante ao cérebro do que a capacidade de falar. "Existem teorias segundo as quais a música é mais antiga do que a fala ou a linguagem. Há até quem sustente que a fala evoluiu a partir da música.", afirma Rauschecker. Não há dúvidas de que a música tem o poder de mexer com os nossos neurônios e mudar algumas de nossas percepções.
 
1 - O tempo passa mais rápido
 
Perceba que em diversas salas de espera, shoppings, teleatendimentos e afins, existe sempre uma música ambiente. Não, a música de fundo não é apenas para interromper o silêncio desconfortável que ecoa. A música também serve para desviar a atenção. Como o cérebro humano possui um limite  de recebimento de informações, é possível que as pessoas prestem mais atenção no som do que no relógio. Ou seja, se quiser que o tempo passe mais rápido, aperte o play e aproveite o seu som favorito.
 
2- Temos medo ou relaxamos
 
Se você assistir a um filme de terror sem som, é possível que sinta pouco ou nenhum medo. Isso acontece porque determinados sons são relacionados ao perigo iminente pelos seres humanos, aumentando a tensão que já existente. São os chamados “ruídos discordantes”, nome dado pela ciência, e a indústria do cinema sabe muito bem disso.  O contrário também acontece. Está tenso ou estressado? Coloque uma música relaxante para tocar e concentre-se nela.
 
3- A motivação musical
 
Muitas pessoas optam por praticar exercício físico ouvindo música. Como ditoali em cima, a música distrai e ajuda a conquistar um melhor desempenho, reduzindo o consumo de oxigênio e concluindo corridas em menos tempo. Com ela, é possível não se preocupar tanto com as dores causadas pelo esforço físico e não percebem a distância que ainda têm para percorrer. Prepare uma playlist animada e exercite-se!
 
Alguém ainda tem dúvida de que a música pode ser um remédio muito eficaz?  
Voltar para a listagem


X
X

Indique um amigo

Não perca a oportunidade de fazer uma boa ação! Indique um amigo para nós e ajude-os a descobrir os nossos excelentes serviços.

mais informações

Indique um amigo para conhecer nossos empreendimentos. Se ele se tornar cliente, você ganha prêmios e vantagens exclusivas. Confira o AQUI

Dados do amigo

Seus dados